Inclusão Digital

É a democratização do acesso às Tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje a depender do contexto é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia, etc.
Aumentar o nível de inclusão digital pelo aumento de brasileiros usando ferramentas tecnológicas da era digital, é um objetivo vital e de importância nacional e estratégica. Os projetos de inclusão digital são de extremo valor para melhorar os baixos índices sociais em países como o Brasil, onde existe uma economia tão desigual e um índice de desemprego tão elevado, porém devem ser coordenados de forma apropriada. Empurrar computadores nas casas apenas com incentivos governamentais não é produtivo e vender computadores por vender, independente de preço, não melhora a qualidade de vida de ninguém. O acesso à ferramenta é importante, porém, com um sentido mais amplo e coletivo de melhoria social.
Sueli Cezar
4º Sem Adm Not/FIB

Nenhum comentário: