Mobile Marketing

Mobile marketing é uma nova tendência de marketing, que está inserido como conseqüência de uma das três tendências de marketing virtual, a mobilidade.
A nova maneira de se fazer marketing chama-se Mobile marketing, ou marketing de mobilidade é uma conseqüência da evolução, aproveitamento e eficácia na busca de novas soluções e novos veículos de comunicação para divulgar, interagir com o publico alvo.
Com o crescimento da telefonia móvel o setor está preparado para o mobile marketing. A Anatel divulgou no início de janeiro que o número de celulares habilitados no Brasil cresceu 21,08% em 2007. Foi o ano de maior sucesso da telefonia móvel no Brasil desde 1990, quando o serviço foi instalado. O País ultrapassou a marca dos 120 milhões de celulares habilitados. Os números mostram um mercado em expansão. O tipo de disponibilização dos sinais pelas operadoras, exemplo 3G, o que significa que teremos muito mais facilidade de interação com o usuário para qualquer aplicação digital que exija uma maior interatividade entre o aparelho celular, operadora e cliente gerada pelas empresas anunciantes.
É o início desta transição, mas não podemos negar que será um dos meios mais importantes se não for o mais por causa da amplitude de acesso que o celular oferece. Um dos principais argumentos das empresas dedicadas ao mercado mobile é que o celular é a única mídia que passa 24 horas com o usuário. Não deixa de ser verdade. A rápida evolução dos celulares faz com que se tornem um dispositivo de convergência, permitindo ao usuário acessar e-mails, vídeos, música e navegar na internet através de browsers html de onde quiser. No Brasil, o uso do celular como mídia através do SMS para a participação e recebimento de conteúdo de promoções, sites WAP para promover produtos ou disponibilizar conteúdo e o bluetooth para distribuição de conteúdo. Os celulares também já são utilizados como meios de pagamento. É possível comprar ingressos pelo celular ou internet e receber no celula. Já estão em andamento testes para a compra de refrigerantes em Minas Gerais, assim como para o pagamento de táxi em São Paulo. Imagine: o usuário está passando em frente a um shopping, quando recebe uma mensagem SMS dizendo que, se ele for em determinada loja naquele exato local, terá 10% de desconto ao fazer suas compras. Mas, o celular se tornará um canal indispensável de mídia à medida que a base de aparelhos com recursos mais avançados cresça.
Na ásia você consegue por exemplo scanear com o seu celular um código de barras de um determinado produto e saber se o mesmo se encontra no prazo de validade, quantas calorias ele possui, o preço do produto e etc., além de poder inclusive efetuar compras pelo próprio celular que é descontado diretamente de sua conta bancária. Hoje em dia o Brasil é muito incipiente com este tipo de tecnologia, na minha opinião o maior problema aqui para a implementação destas possibilidades e que futuramente serão necessidades tecnológicas é nada mais do que a falta de informação social, investimentos das operadoras e desburocratização por parte do governo das legislações fálidas aplicadas neste setor.
ISABEL MARTINS

Nenhum comentário: