PodCast

O termo podcast ,junção de iPod com “broadcast”, que em inglês significa transmissão de rádio ou TV, nasceu no dia 12 fevereiro de 2004 num artigo de autoria de um jornalista britânico, ou seja, essa febre é recente, mas promete.
Os podcasts não são nada mais que arquivos de áudio em MP3 colocados em sites. Mas não é preciso ir até o site para ver se há um arquivo novo. Programas como o iPodder funcionam como radinhos nas máquina, sintonizando seus sites prediletos, baixando os arquivos mais recentes e jogando os podcasts automaticamente no iTunes ou no seu iPod, para você ouvi-los quando quiser. O termo podcast mostra que o caminho é esse. Ligar o seu iPod a caminho do trabalho, dentro do metrô e ouvir um programa de entrevistas sobre cultura pop, por exemplo, é bem diferente de ouvir streamings de áudio em tempo real pelo computador, que te obriga a consumir a informação praticamente ao mesmo tempo em que é baixada.
A tecnologia que permitiu tudo isso é o velho e bom RSS. O RSS, ou Real Simple Syndication (distribuição realmente simples), é um sistema de assinatura que automatiza a divulgação de conteúdos de um site para o outro por meio de etiquetas (tags) utilizadas em linguagens como HTML e XML. É o que permite que um site coloque uma coluna com as principais manchetes de outro.
Quando o RSS 2.0 permitiu que a transmissão de RSS incluísse arquivos anexados, as bases para o podcast foram lançadas. Basta incluir algumas linhas de código XML no seu site para poder transmitir sua voz para o mundo. E vídeo também. O grande lance do podcast é permitir a distribuição de conteúdo multimídia para qualquer aparelho (computadores, celulares, PDAs) sem a necessidade de servidores específicos, usando apenas a linguagem padrão da Web.
O podcast vem ganhando uma especial atenção pelo potencial e excelentes resultados observados em diversas áreas, inclusive na área educacional, são professores e alunos que colocam suas vozes na web aprendendo e ensinando de maneira divertida e estimuladora. É possível citar programas /projetos de sucesso na Educação, um deles, que merece destaque é o EscolaBR que além de produzir o próprio programa também, juntamente com outros parceiros, disponibilizam através do Projeto Podescola, espaço para que qualquer professor, interessado em realizar um projeto em sua escola, possa obter o seu espaço gratuitamente.
Existem inúmeras possibilidades de aplicação deste recurso em sala de aula, no entanto, é importante que o professor esteja disposto a enfrentar novos desafios possibilitando a produção colaborativa o que sem dúvida, trará como fruto o crescimento mútuo. Testar o equipamento a ser utilizado, escolher um editor de áudio e descobrir as possibilidade que ele oferece, planejar detalhadamente o seu projeto são alguns passos necessários e que devem ser seguidos antes de propor um projeto com o podcast na escola. Fazendo uso do podcast é possível criar uma rádio em sua escola, um momento literário (utilizando produções de poesias, crônicas, etc.), um espaço artístico (descobrindo talentos musicais) e tudo o que a sua imaginação e a de seus alunos permitirem.
Propor um trabalho com Podcast em uma escola pode surpreender e os resultados podem ser percebidos rapidamente. Os alunos sentem-se motivados e mais valorizados e se dedicam em suas produções pois sabem que estas serão publicadas na Web, além disso desenvolvem a oralidade, a escrita e também o relacionamento interpessoal, já que através de comentários eles podem interagir uns com os outros.
Fazer uso do Podcast na Educação é um doce desafio! Desafio que permite que professor e aluno criem um vínculo, e este é, sem dúvida, fundamental na construção do conhecimento.
As vantagens do PodCasting é que você você não precisa ir até o local (site) buscar os áudios dos programas, você tem mais comodidade para ouvir os programas uma vez que eles são baixados no seu computador pelo iTunes diariamente de acordo com as suas escolhas.
Antonio Márcio Ribas Duarte

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