Internet e seus benefícios


Os imensos números de informações que se pode obter através da internet e aplicá-las no sistema de ensino/aprendizagem são incalculáveis.


Para o CEMJ é muito interessante como à internet pode auxiliar na aprendizagem do aluno através do fácil acesso as mais variadas fontes de pesquisas onde o educando pode procurar pelos mais distintos temas como, por exemplo, sites de softwares, páginas específicas de pesquisas escolares, entre outras facilidades. A escola facilita o acesso a internet com esse intuito: Aprimorar ainda mais o conhecimento.


Mas o grande aspecto da internet utilizada para a educação no CEMJ é estimular o educando a escrita, a leitura, instigando o mesmo a busca do raciocínio lógico, a curiosidade e principalmente desenvolvendo uma nova forma de comunicação e socialização entre educandos e educadores tornando o processo educacional mais dinâmico, inclusive sendo possível a interação entre entidades educacionais, na tentativa de melhorar e difundir cada vez mais o uso da informática na grade curricular escola.

Mais Informações do Site


No portal existem áreas de acesso para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nessas áreas os alunos podem fazer download de materiais dados em sala de aula.

A escola faz questão de divulgar no site um guia para que o aluno fique sempre atualizado com os princípios de conveniência e as relações comportamentais adotadas pelo CEMJ.

O Site se tornou um dos meios mais importantes de comunicação na escola, para os alunos, pais e professores. Os computadores ficam disponíveis nas salas de informática e na biblioteca para acesso dos alunos e professores. Os alunos acessam o site da escola, o portal positivo, o portal da Lego.

O CEMJ é um colégio tão moderno que tem até livros eletrônicos. Além do material impresso, os alunos recebem o conteúdo das aulas em CD-ROM com acesso a um acervo exclusivo de:



  • Informações adicionais

  • Animações

  • Ilustrações

Parcerias Lego Educacional e Positivo



O CEMJ trabalha em parceria com a Lego Divisão Educacional e com o sistema Positivo de ensino.
Nas aulas de informática, como forma de orientação para maior compreensão dos fenômenos tecnológicos e também a aplicação da tecnologia na sociedade atual, a escola utiliza os materiais da Lego e da Positivo para exercitar a capacidade analítica e interpretiva do aluno.
Com tantas novidades, avanços e atrativos surgindo no mundo multimídia, cada dia fica mais difícil fazer com que os alunos se interessem pela escola. O Projeto Lego Zoom de Educação Infantil, juntamente com a Educação Tecnológica e a Robótica surgem justamente para suprir essa necessidade e potencializar o talento natural das nossas crianças e adolescentes. De maneira criativa e prazerosa, eles transformam a aprendizagem em diversão, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de competências por meio de Kits Lego e do material didático-pedagógico Zoom.

No site do CEMJ, já existe Links para os portais da Lego e da Positivo. Não só os alunos acessam, também os professores e os pais tem espaço para acessar esses sites.





Blog e Orkut




O Blog foi criado pelo CEMJ para ser um espaço interativo de discussão, onde o aluno, a sua turma e os seus professores debatem temas livres e o conteúdo abordado nas aulas. Uma experiência motivadora, dinâmica e participativa que contribui bastante para o aprendizado. Ao acessar o sistema, o aluno poderá escolher o grupo de discussão que gostaria de participar e dar a sua contribuição, tirando dúvidas, enviando críticas e dando sugestões.
No blog há divulgação de eventos e fotos de eventos ocorridos na escola.



A escola possui uma comunidade no Orkut que também se tornou um espaço interativo entre os alunos e professores. Lá são criadas enquetes, discussões, brincadeiras descontraídas que os alunos fazem entre si, críticas à escola, divulgação de eventos, além de encontro de antigos alunos com os novos.




O Blog e a Comunidade no Orkut, são duas maneiras divertidas de manter a interação entre alunos e professores.

Estrutura Tecnológica




Os alunos e professores utilizam a Sala de Informática que foi criada com o objetivo de promover um contato direto entre os alunos e as novas tecnologias, a partir do programa de aulas teóricas e práticas de Informática Educacional. A disciplina de Informática Educacional é estudada na escola desde o Grupo 5 até Ensino Médio, favorecendo o domínio gradativo das ferramentas do computador e da Internet pelo aluno. Aulas motivadoras e interdisciplinares que reforçam conteúdos aprendidos em outras disciplinas e incentivam o hábito de pesquisa, utilizando a Internet, softwares educativos e recursos disponíveis na Web site.


Além disso a escola também possui um Laboratório de Educação Tecnológica que destina-se ao desenvolvimento do aprendizado dos alunos através das atividades propostas pelo projeto de Educação Tecnológica adotado pelo CEMJ. Em parceria com a Lego, o projeto de Educação Tecnológica do CEMJ - que abrange o Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série) - pretende orientar a compreensão interdisciplinar dos fenômenos tecnológicos, bem como a aplicação da tecnologia na sociedade atual, exercitando a capacidade analítica e interpretativa do aluno.

www.cemj.com.br


A internet revolucionou o mundo e o processo de ensino também. O CEMJ utiliza a tecnologia na gestão, em todos os setores da escola.
Através do Portal http://www.cemj.com.br em casa, o aluno pode:
  • Tirar dúvidas no plantão on-line;

  • Consultar laboratórios;
  • Consultar centros de pesquisa;

  • Tem acesso a salas de treinamento;

  • Conferir notas e gabaritos de provas comentados.

E para planejar a vida acadêmica, o aluno conta com a Agenda do Aluno, que informa as atividades diárias: desde o conteúdo trabalhado na sala de aula até os deveres de casa. No site tem uma Área restrita de acesso exclusivo aos alunos. Neste espaço, os alunos terão mais uma opção para comunicar-se com a equipe de professores e orientadores e manter-se atualizado com os conteúdos dados em sala. Para acessar as apostilas de revisão, exercícios, textos complementares e outros materiais especialmente elaborados, basta preencher os campos de identificação do site com o e-mail e senha de cadastro. Ao acessar o sistema, o aluno poderá visualizar e fazer download do conteúdo exclusivo do site.
É uma agenda personalizada que ajuda o aluno a se organizar e os pais a acompanharem seus filhos.
No portal da Escola existe um link de cadastro on line onde qualquer pessoa, mesmo não sendo aluno da instituição poderá ter acesso livre ao conteúdo e aos serviços interativos oferecidos pela equipe do CEMJ, podendo também utilizar serviços especiais, como o Plantão de Dúvidas e os Simulados On.line, além de assinar o boletim informativo. Tudo isso fica 24 horas no ar.














Centro Educacional Maria José


Fundado em 1970, o Centro Educacional Maria José é uma escola dedicada a uma ação pedagógica responsável e motivadora, que visa a formação de indivíduos independentes, críticos e conscientes do papel que podem desempenhar na sociedade. Com a experiência adquirida ao longo dos anos, o CEMJ aprimora a cada dia a sua proposta educacional, consolidando-se com uma instituição inovadora e dinâmica.Promover um aprendizado significativo e a construção de uma consciência crítica e moral, estabelecendo uma relação de parceria e confiança mútua entre alunos, pais e educadores, é o maior objetivo da Instituição. Baseada numa proposta educacional interativa e interdisciplinar, o CEMJ orienta o desenvolvimento intelectual do aluno, auxiliando-o na busca do conhecimento e na apreensão de referenciais morais. Com o intuito de inserir o aluno na dinâmica do mundo contemporâneo, o CEMJ inclui atividades complementares e disciplinas alternativas em seu processo educacional. Uma formação ampla e bem-estruturada, que abrange o domínio de novas tecnologias, a construção de uma consciência ambiental e a prática de hábitos saudáveis, pretende conscientizar o aluno através do conhecimento, dando-lhe condições de intervir positivamente em sua vida e em sua comunidade.